Wednesday, April 22, 2009

Os Escuteiros estiveram no Mosteiro de Santa Maria de Arouca!

A Anima Património promove, divulga e preserva o Mosteiro de Santa Maria de Arouca.

Acantonamento dos Escuteiros, 17,18 e 19 de Abril
(Agrupamento 1302 – Rossas Arouca, Agrupamento 592 de S. Pedro de Castelões)

No âmbito do Evento "Cister, Saberes e Sabores" 2009, no passado fim-de-semana durante os dias 17, 18 e 19 de Abril, realizou-se um Acantonamento dos Escuteiros. Estiveram presentes o Agrupamento 1302 – Rossas - Arouca e como convidado o Agrupamento 592 de S. Pedro de Castelões.

O objectivo deste encontro foi divulgar, promover e informar os jovens Arouquenses e de outras localidades, da importância da preservação do Património, em especial do Mosteiro de Santa Maria de Arouca a sua relação com a Rainha Santa Mafalda e a Ordem de Cister.

Os 100 Escuteiros que tiveram o privilégio de dormir no Mosteiro de Santa Maria de Arouca, para além das actividades normais, trabalharam as Lendas de Arouca: Laranjas do Burgo, Pêgas do Mosteiro, A mula da Rainha Santa Mafalda, Lenda da Senhora da Mó, O rego do Boi, O preto de Terçoso, Senhora do Campo e Torre dos Mouros, de forma a conhecerem melhor a história local e representaram-nas no "Fogo do Conselho", realizado no Salão de Festas do Mosteiro no dia 18 pelas 21 horas.

Os Escuteiros colaboraram ainda, com a Anima Património, na preservação dos espaços exteriores do Mosteiro no dia 18 de Abril, na Cerca, com trabalho árduo, cujo resultado poderá ser visto nos dias 1, 2 e 3 de Maio, através de uma visita pela Cerca do Mosteiro.

Este Acantonamento serviu, para além de outras coisas, para superarem algumas etapas de progresso: trabalho comunitário, boa acção colectiva, património local. Para além disto, fomentou o espírito de união entre os escuteiros.

Os Escuteiros do Agrupamento 1302 – Rossas - Arouca estarão ainda presentes no Mosteiro durante o Evento “Cister, Saberes e Sabores” 2009 a colaborar mais uma vez, com a Anima Património na vigilância dos espaços e no apoio aos visitantes.


Sendo a participação dos jovens, neste tipo de Eventos, fundamental para a preservação do património arquitectónico e cultural, bem como para a preservação de uma Identidade ligada ao Mosteiro de Santa Maria de Arouca, a Anima Património tem ainda o apoio da Escola Secundária de Arouca com o apoio do Curso Profissional Técnicos de Turismo da ESA - 10 ºJ, na recepção e orientação dos visitantes e do Curso de Educação e Formação de Empregados de Mesa nas provas (vinhos, chás e compotas).


Trabalhos de preservação dos espaços exteriores do Mosteiro com o apoio dos escuteiros no dia 18 de Abril - Sábado
Fotografias de Elvira Pinto - AP

No comments: