Thursday, July 12, 2007

Cister, Sabores e Saberes 2007

Os diferentes mosteiros cistercienses existentes, são hoje testemunho vivo do espírito dinâmico dos monges e freiras que moldaram as regiões onde se instalaram à sua imagem, trabalhando a terra e contribuindo para o seu desenvolvimento económico, deixando-nos um património gastronómico riquíssimo em diversas localidades do país.

A vida dos mosteiros cistercienses rege-se pela regra de S. Bento, um estilo de vida simples que combina harmoniosamente a oração e o trabalho. Os monges devem viver do trabalho das suas mãos, garantindo directamente o seu sustento. Os seus mosteiros procuram sempre lugares retirados do mundo, a oração e a procura de Deus exige isolamento.

Ao longo dos tempos a actividade de um mosteiro cistercense foi marcando a vivência das regiões geográficas onde se instalaram, dos quais não podemos dissociar a riqueza cultural que lhes está associada. È neste contexto que temos actualmente um legado patrimonial, que se assume como importante pólo de interesse científica, cultural e turística, e que deve ser explorado e rentabilizado.

Tendo em conta esta perspectiva a Anima Património, pretendeu, com esta edição, tornar Arouca no ponto de encontro Nacional e Internacional, tendo como temática S. Bento e Cister conciliando neste evento duas perspectivas fundamentais:

  • Sabores - que nos chegam através de mostras, fabrico e venda, da doçaria, dos licores, das ervas medicinais e dos vinhos;
  • Saberes - que se traduzem em oportunidades de debate, mostras temáticas, visitas guiadas, intervenções de comunidades religiosas e momentos musicais.

No comments: