Saturday, July 7, 2007

Cister, Sabores e Saberes

A 1ª edição do evento Cister, Sabores e Saberes foi realizada em 2005, promovida pela ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras da Arada, Montemuro e Gralheira), com o apoio da Câmara Municipal, contando, ainda, com a colaboração directa e empenhada da maioria dos actuais membros da Associação Anima Património.

Após a criação da Anima Património, no final do ano 2005, a associação pretendeu de imediato dar continuidade a este evento realizando-o em 2006 com o envolvimento e apoio de várias entidades públicas e privadas. O evento pretendeu tornar Arouca no ponto de encontro nacional sob a temática de S. Bento e Cister, do importante legado patrimonial, redescobrindo-se em valências científicas, culturais e turísticas.

A 3ª edição, realizada em 2007, teve como principais objectivos contribuir para promover e divulgar a cultura e identidade cisterciense, proporcionar um maior envolvimento dos diversos mosteiros e abadias, respectivas autarquias e instituições, promover um encontro de Cister internacional e suas práticas conventuais, dando maior visibilidade aos mosteiros e região que representam e às produções associadas a esse património.

O evento, que normalmente ocorre entre a última semana de Abril e a primeira de Maio, redescobre este importante legado patrimonial através de diversas actividades, nomeadamente: Exposição/venda dos produtos com origem nos mosteiros beneditinos e cistercienses (doçaria, licores, ervas medicinais, vinhos, etc.); exposições temáticas diversas; visitas guiadas ao mosteiro e escavações arqueológicas em curso; intervenções de comunidades religiosas; seminário; concertos musicais; Fabrico ao vivo de doçaria conventual (convidar expositores a participar); Música de Cister; Saberes de Cister; Sabores de Cister.

No comments: