Wednesday, April 22, 2009

Alunos e Professores do ESMAE no Mosteiro de Santa Maria de Arouca

Alunos e Professores do ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo Instituto Politécnico do Porto, também ficaram no Mosteiro de Santa Maria de Arouca e a vontade de se irem embora foi muito pouca!!

No âmbito da colaboração da Anima Património com o Mestrado em Comunicação Audiovisual (MCAV) – ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo Instituto Politécnico do Porto, estiveram presentes no Mosteiro de Santa Maria de Arouca, entre os dias 13 e 18 de Abril, onde pernoitaram, duas equipas de trabalho (4 professores e 12 alunos) uma de Fotografia, orientada pelos docentes Olívia da Silva, Maria João Cortesão, Aníbal Lemos os estudantes, Ana Pereira, Ana Catarina Pinho, Alexandra Palmeiro, Liliana Nicolau, Joana Castelo e Daniel Bento; outra de Cinema Documental orientada pelo docente Carlos Ruiz, os estudantes, Dânia Lucas e Ana Amorim, Tiago Veloso, Nuno Magalhães, Nuno Tudela e Guilherme Ferro.

O Mestrado em Comunicação Audiovisual (MCAV) tem como objectivo desenvolver competências altamente especializadas num quadro de inovação habitualmente associado à investigação ao nível do 2ª ciclo. Em qualquer dos casos, a dominante estratégica é não só aproximar cada vez mais os cursos do mundo profissional, mas também conferir ferramentas aos seus licenciados e mestres que lhes permitam ganhar autonomia enquanto técnicos de elevado potencial ou, sendo essa a sua opção, enquanto criadores nas áreas da Fotografia e Cinema Documental.

Este projecto levou as duas equipas de trabalho à Serra da Freita, às aldeias da Mizarela, Regoufe, Rio de Frades e Covelo de Paivó onde foram feitas as reportagens fotográficas e filmagens e ao Mosteiro de Santa Maria de Arouca onde foi realizado um intenso trabalho de fotografia.




A parte do trabalho desenvolvido pela equipa de Fotografia - Mestrado de Fotografia e Cinema Documental do ESMAE – “Projecto Arouca” 'Work in Process' - irá ser apresentado durante o Evento “Cister, Saberes e Sabores” 2009, que se realiza nos próximos dias 1,2 e 3 de Maio no Mosteiro de Arouca.

No que se refere ao documentário, e ao trabalho final, este será apresentado publicamente em data posterior a publicitar.
A Anima Património convida, todos aqueles que de alguma forma colaboraram com as equipas para estarem presentes na apresentação do trabalho.
Aproveita ainda a oportunidade para agradecer a todas as pessoas pela receptividade e simpatia com que nos receberam e a forma carinhosa com que colaboraram neste trabalho.

A Anima Património colaborou na logística da estadia e no apoio e acompanhamento de todo o trabalho, de forma a facilitar os contactos e o conhecimento do modo de vida rural que ainda existe nas nossas belas aldeias. Registos de uma Identidade Rural que ficaram guardados para mostrar àqueles que desconhecem a realidade do trabalho do campo e da lide com os animais.

A Associação Anima Património – Associação de Intervenção e Animação no Património tem como objectivos divulgar, promover, dinamizar, preservar, revitalizar, qualificar e intervir em áreas dos diferentes patrimónios. Memorizar a Identidade, valorizar o presente, perspectivar o futuro, uma estratégia de dignificação e desenvolvimento.

Srº Manuel , Pastor de Albergaria da Serra , 2009 , Fotógrafo Daniel Bento

Fabrico da Doçaria Conventual, Mosteiro de Arouca, 2009 , Fotógrafa Liliana Nicolau

1 comment:

ahmed said...

I visited to this sied and i got a information that another sied visited before a month < a .herf=”http:// www.onlineuniversalwork.com”>
Work from home< /a >